Pelo menos seis pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas após um ataque com mísseis da
Rússia contra um depósito dos correios na região de Kharkiv, na
Ucrânia, disseram autoridades ucranianas.
As forças russas dispararam dois mísseis da região de Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, contra “um edifício pertencente a uma empresa de logística localizada na região de Kharkiv” no sábado (21), segundo Dmytro Chubenko, porta-voz do gabinete do procurador da região de Kharkiv.
Chubenko acrescentou que as operações de busca e resgate estão em andamento e que as identidades das vítimas ainda não foram confirmadas.
“O terror e o assassinato não levarão a Rússia a lugar nenhum. Os terroristas acabarão por enfrentar justiça por tudo o que fizeram”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, numa publicação na plataforma de redes sociais X, anteriormente conhecida como Twitter.
A embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, Bridget Brink, classificou o ataque aos correios em Kharkiv como “horrível”.
“Mais uma vez, durante a noite, imagens horríveis da violência russa contra civis na Ucrânia – um ataque com mísseis a uma agência dos correios em Kharkiv matou seis pessoas e feriu gravemente outras. O desrespeito do Kremlin pela vida é visível para todo o mundo. Os Estados Unidos apoiam a Ucrânia para responsabilizar a Rússia”, postou Brink nas redes sociais neste domingo (22).
Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, foi libertada da ocupação russa pelas tropas de Kiev no ano passado, mas tem sido alvo de frequentes ataques aéreos por parte de Moscou.
As tropas russas estão lutando para avançar a oeste, em direção a Kharkiv, no leste da Ucrânia, ao mesmo tempo que atingem várias regiões com ataques de mísseis.
Ataques aéreos russos separados na cidade de Beryslav, na região sul de Kherson, mataram uma mulher idosa na manhã de sexta-feira (20), escreveu o chefe do oficial militar da região de Kherson, Oleksandr Prokudin, em um post no Telegram.
“Os ocupantes lançaram quatro bombas aéreas guiadas em Beryslav. Uma mulher de 80 anos sofreu ferimentos graves em sua própria casa. A mulher morreu no local devido aos ferimentos”, disse ele. Sete pessoas ficaram feridas devido aos ataques, informou.
Durante a última semana, uma entrega secreta de armas de mísseis ATACMS americanos de longo alcance ajudou a contra-ofensiva da Ucrânia, há muito paralisada, enquanto as tropas ucranianas pareciam ter cruzado o rio Dnipro para a região de Kherson, ocupada pela Rússia, de acordo com blogueiros militares pró-Kremlin.
Fonte: CNN Brasil