Começaram às 7h desta terça-feira (2) as inscrições para um novo edital do programa Mais Médicos, do Governo Federal. E das 3.184 vagas disponibilizadas para todo o Brasil, 74 são destinadas para municípios paraibanos. Em geral, para áreas vulneráveis em que faltam profissionais para atuar.


As inscrições vão até 18h de sábado (6) e as vagas na Paraíba são para 46 municípios diferentes. De acordo com o edital, 20% das vagas são reservadas para grupos étnico-raciais e 9% para pessoas com deficiência. Isso significa que na Paraíba são 55 vagas para ampla concorrência, 4 para pessoas com deficiência e 15 para grupos étnico-raciais.

João Pessoa com nove vagas e Campina Grande com seis vagas no total são os municípios paraibanos com mais oportunidades.

Confira os municípios paraibanos com previsão de vagas




João Pessoa
Campina Grande
Aroeiras
Natuba
Alagoa Nova
Alcantil
Barra de Santa Rosa
Belém
Juazeirinho
Monteiro
Pocinhos
Santa Cecília
Solânea
Taperoá
Umbuzeiro
Alagoa Grande
Araçagi
Araruna
Baía da Traição
Baraúna
Barra de São Miguel
Bonito de Santa Fé
Brejo do Cruz
Caaporã
Cahoeira dos Índios
Cacimba de Dentro
Caiçara
Caturité
Conde
Damião
Guarabira
Gurinhém
Itaporanga
Itapororoca
Lucena
Mamanguape
Mogeiro
Olho D'água
Paulista
Pilar
Poço de José de Moura
Salgado de São Félix
Serra Grande
Serra Redonda
Teixeira
Uiraúna

Confira o número de vagas por municípios em todo o Brasil


Podem participar da seleção médicos formados em universidades brasileiras ou com diplomas revalidados no Brasil e com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), médicos brasileiros com habilitação para exercer a profissão no exterior e médicos estrangeiros com habilitação para exercer a profissão no exterior.

No caso dos médicos estrangeiros, o Ministério da Saúde exige que o profissional tenha conhecimento em língua portuguesa, além das regras de organização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o edital, todos os candidatos devem estar com a situação regular na esfera criminal da Justiça nos últimos seis meses. No caso dos médicos brasileiros, também é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral.

O Governo Federal informou que, com o novo edital, o país terá 28 mil médicos atuando pelo programa.

G1 PB