A Paraíba registrou um saldo positivo de 3420 postos de trabalho com carteira assinada no saldo acumulado do mês de junho. Foram 18.029 admissões e 14.609 desligamentos. Os dados foram publicados nesta terça-feira (30) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
No mês anterior, em maio, a Paraíba havia registrado um saldo de 1862 empregos.
Os setores que mais contribuíram para o saldo positivo do mercado de trabalho da Paraíba no mês de junho foram o de serviços, com um saldo de 1.511, comércio, com 961 postos de trabalho e construção, com 400. A agropecuária teve um saldo positivo de 79 vagas registradas, enquanto a indústria registrou 473 vagas.
Apesar de o primeiro semestre ser marcado historicamente por perdas sazonais devido à entressafra da cana de açúcar (cultivo e produção de etanol) e de ajustes em setores como comércio e indústria, quatro dos seis meses do primeiro semestre tiveram saldos positivos neste ano, um dos melhores dos últimos cinco anos.
No acumulado de janeiro a junho deste ano, houve criação de 109.599 empregos com carteira assinada contra 102.967 desligamentos, gerando um saldo positivo de 6.632 postos no primeiro semestre. No ano passado, no mesmo período, o saldo havia sido negativo de 3,2 mil.
O saldo de junho elevou o estoque total de empregos do estado de 490.392, em maio, para 493.937 postos, em junho. Os empregos do Caged são de cinco setores da economia: serviços, comércio, construção, indústria e agropecuária. Os empregos públicos não estão incluídos neste levantamento.
João Pessoa e Campina Grande
A capital João Pessoa também teve um resultado positivo, com 1.164 postos de trabalho gerados no saldo do período. Em Campina Grande, a diferença entre admissões e desligamentos também foi positiva, com 919 postos de emprego a mais.
G1 PB